O envolvimento da Malaria Consortium no MICC incluiu contribuições facilitadoras do desenvolvimento de políticas, a concepção de projectos e sua implementação desde a fase inicial, o apoio constante ao sistema de saúde durante a implementação, a experimentação de intervenções específicas de apoio para melhorar a eficácia, a monitoria e avaliação, o trabalho de análise de custos e a sensibilização. Com apoio sobretudo da Agência Canadiana para o Desenvolvimento (CIDA) e da UNICEF, e com outros financiamentos diversos, trabalhámos nos últimos cinco anos com ministérios de saúde nacionais para introduzir e expandir o MICC através do sector público de saúde em Moçambique, Sudão do Sul, Uganda e Zâmbia.
Um trabalho significativo de monitoria e avaliação já foi conduzido, incluindo inquéritos de base e final sobre mudanças no comportamento de procura de cuidados de saúde e morbilidade e mortalidade, bem como recolha de dados de rotina sobre casos diagnosticados e tratados. No entanto, foi menor o trabalho de documentação sistemática das actuais abordagens de implementação que foram utilizadas em todos os locais. Todos os intervenientes chave envolvidos no MICC nos últimos quatro anos, incluindo funcionários do ministério da saúde de todos os níveis do sistema de saúde, parceiros implementadores, trabalhadores comunitários de saúde e beneficiários, geraram experiências, lições e boas práticas.
Para registar estes processos e variedade de experiências, a Malaria Consortium, com financiamento do Departamento do Governo do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID), liderou a partir de 2012-2013 uma avaliação participativa da implementação do MICC no Sudão do Sul, Uganda e Zâmbia. Os dados da avaliação participativa têm sido valiosos na construção da experiência da Malaria Consortium de utilização de plataformas comunitárias para prestação de serviços essenciais de saúde ainda mais eficazes e numa escala maior.
Download this learning paper in English.
Country: South Sudan | Uganda | Zambia
Keywords: Case management | Diagnosis | SDGs
« Back to Publications