Share this page

Latest news

Article

Colocando a vigil�ncia no centro da luta contra a mal�ria em Mo�ambique

2 October 2018
View English Version »
Putting surveillance at the heart of the fight against malaria in MozambiqueAlbertina Chihale from the National Malaria Control Programme presenting on gaps and opportunities of entomological surveillance in Mozambique

A Malaria Consortium realizou com êxito, esta semana, um simpósio de dois dias sobre a vigilância da malária em colaboração com o Programa Nacional de Controlo da Malária. O evento decorreu em Maputo, Moçambique e contou com a presença das principais partes interessadas que procuram fortalecer o sistema da vigilância e eliminar a malária no país.

Apesar das recentes reduções na morbilidade e mortalidade, Moçambique ainda é um dos países com elevado peso de malária na região da África Austral. O controlo e eliminação da malária são particularmente complexos em Moçambique devido à variação na dinâmica de transmissão e endemicidade em todo o território, requerendo pacotes de intervenções adaptados para diferentes áreas. O actual sistema de vigilância no país é sub-óptimo e requer fortalecimento, a fim de facilitar a coleta de dados eco-epidemiológicos oportunos e de qualidade, que podem então informar a implementação de intervenções específicas.

O simpósio teve como objectivo definir acções concretas para solucionar os obstáculos no sistema nacional de vigilância da malária e apoiar o desenvolvimento colaboractivo de uma estrutura de Dados para Ação (D2A). As acções acordadas e o quadro guiarão todos os parceiros e implementadores à medida que procuram melhorar a sua tomada de decisão nos estratos de transmissão da malária em Moçambique.

Os participantes no simpósio incluíram Mariana da Silva, representando o Programa Nacional de Controlo da Malária de Moçambique, que agradeceu a todos os participantes e salientou que “existe uma necessidade real de melhorar a coordenação dos parceiros para maximizar sinergias e uso eficaz de recursos para controlar e eliminar a malária em Moçambique".

Também falando no evento, a responsável de Vigilância, Monitoria e Avaliação da Malaria Consortium, Dr. Arantxa Roca-Feltrer disse: “Um desafio chave permanece: assegurar que cada usuário de dados ou funcionario que lida com malária esteja activamente engajado como um elemento chave em interpretar e usar dados para uma tomada de decisão mais oportuna.”

O simpósio cria uma base sólida para a colaboração entre os principais parceiros, à medida que procuram fortalecer o sistema de vigilância da malária em Moçambique. Estes parceiros compreendem um vasto leque de intervenientes e peritos técnicos na vigilância, controlo e eliminação da malária, incluindo: representantes dos principais programas do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde, a Iniciativa Clinton Health Access, o Centro de Investigação de Saúde de Manhiça, a Iniciativa Presidencial contra a Malária, a Fundação Bill e Melinda Gates, o Programa Global da Malária da Organização Mundial da Saúde e os parceiros locais de implementação.

O evento faz parte do projecto “rumo a eliminação da malária através do fortalecimento do sistema de vigilância em Moçambique”, implementado pela Malaria Consortium, em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique, a Iniciativa Clinton Health Access, o Centro de Investigação de Saúde de Manhiça e a Organização Mundial da Saúde, com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.

A Malaria Consortium identificou a necessidade de uma "revolução dos dados" em África como uma resposta chave ao impedimento do progresso na luta contra a malária, conforme destacado no Relatório Mundial da Malária de 2017.

Country: Mozambique

Keywords: Monitoring and evaluation | Surveillance

Related content

23 April 2018

For a smarter way to beat malaria in Africa we need a data revolution

Type: Advocacy brief
7 June 2018

Moving towards malaria elimination by strengthening surveillance in Mozambique

Type: Project brief
23 April 2018

From bites to bytes: Arantxa Roca-Feltrer discusses malaria surveillance to mark WHO’s 70th birthday

Type: News article

 

Click here for news archive »