Share this page

Latest news

Article

Niassa organiza-se para �deixar a mal�ria de fora� da rede.

11 April 2017
View English Version »

Sob o Lema “Deixa a Malária Fora” a província de Niassa encontra-se a preparar uma grande campanha massiva de distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração (REMILD). Esta campanha visa fornecer gratuitamente redes mosquiteiras para toda população da província, para que se protejam da malária. A campanha pretende atingir cerca de 481.708 famílias como mais de 1 milhão de redes nos 15 distritos da província de Niassa, em Abril.

A Província do Niassa teve durante o ano de 2016 cerca de 701.287 casos de malária registados com uma taxa de incidência de 407 casos em cada 1000 pessoas.

Para esta campanha foi criada uma equipe liderada pelo Governo Provincial do Niassa, que conta com implementação da Direção Provincial de Saúde, parceiros como a Visão Mundial e Malaria Consortium, Lideranças Distritais e Comunitárias e Organizações da Sociedade Civil.

De forma a garantir uma campanha efectiva, abrangente e bem-sucedida foi definido um processo em 2 fases sendo a primeira de 25 a 30 de Abril onde campanha irá abranger os distritos da zona norte da província, nomeadamente Lago, Sanga, Mavago, Mecula, Muembe, Majune, Marrupa e Chimbunila. A segunda fase da campanha que terá lugar de 9 a 13 de Maio nos distritos da zona sul, sendo Mecalhelas, Cuamba, Mandiba, Metarrica, Maua, Nipepe e Ngauma.

A província de Niassa é uma das províncias mais rurais de Moçambique o que representa um grande desafio operacional e logístico devido a dispersão dos distritos e a existência de vias de acesso com problemas de transitabilidade. Neste contexto, a campanha conta com vários níveis de planificação e formação envolvendo o Governo da província bem como foram criadas equipes de trabalho envolvendo estruturas distritais de saúde e educação, órgãos de informação e lideranças comunitários. Uma acção que segundo o Director provincial de Saúde do Niassa o Dr. Jose Manuel “é decisiva para o sucesso da actividade”.

A nível das comunidades foi iniciado um processo massivo de mobilização no qual se apela a adesão a campanha, assim como consciencializar as massas para o uso correcto das redes. Sendo que uma equipe 3600 registadores fará um registo porta-a-porta de todos os beneficiários de 10 a 17 de Abril.

De acordo com Alegria Carlos, Gestora de Caso no Programa de Saúde Materno Infantil do Hospital Distrital da Vila-Sede de Metangula “esta campanha será um valor acrescido ao serviço prestado ao nível do distrito” e acrescenta que estão criadas as condições no terreno para o arranque das actividades”.

Por sua vez Desidério Lalué, secretário do sector de Educação da Vila-Sede de Metangula, Distrito do Lago, reforça a necessidade de se fazer um trabalho contínuo na educação para saúde, referindo ser um desafio constante a desmistificação de crenças erradas associadas as redes mosquiteiras a malaria, e outras doenças.  

Esta actividade faz parte de uma iniciativa nacional liderada pelo Ministério da Saúde com apoio do Projecto de Prevenção e Controlo da Malária, um projecto financiado pelo Fundo Mundial de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária e implementado pela Visão Mundial como Parceiro principal, e com Malária Consortium, Food for the Hungry (FH) e Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).  

 

Click here for news archive »