Share this page

Latest news

Article

Latest News A malaria consortium recebeu em mo ambique a doa o para o projecto de doen as tropicais negligenciadas

A Malaria Consortium recebeu em Moçambique, a doação para o Projecto de Doenças Tropicais Negligenciadas

16 January 2014

A Malaria Consortium tem o prazer de anunciar que recebeu uma doação “Grandes Desafios em Saúde Global” da Fundação Bill & Melinda Gates para um projecto inovador de diálogos comunitários em Moçambique, para apoiar o Ministério da Saúde a reduzir as doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

Actualmente, vários factores contribuem na baixa participação em campanhas massivas de tratamento, como a compreensão limitada da sua finalidade pela comunidade e também percepções locais destas doenças por parte dos trabalhadores de saúde. E, no entanto, as taxas de prevalência de DTN no país são extremamente elevadas.

" Ainda não existem muitos modelos para aumentar a participação da comunidade nestas campanhas, particularmente para reforçar a compreensão dessas doenças e a confiança na eficácia do tratamento massivo da população ", explicou o Dr. Sylvia Meek, Director Técnico da Malaria Consortium - " Isso reduz a participação em campanhas massivas de tratamento e dificulta o controlo das doenças tropicais negligenciadas. "

Este novo projecto terá como área de foco a Província de Nampula, Moçambique, onde há maiores taxas de prevalência registrada em alguns distritos. De acordo com dados do Ministério da Saúde (2007), são de 90 por cento para a esquistossomose, 78 por cento para helmintos do solo e até 82 por cento de filariose linfática em alguns distritos.

Malaria Consortium Moçambique vai apoiar o treinamento de líderes comunitários, trabalhadores de saúde e voluntários na abordagem de diálogo comunitário. Essa abordagem ajuda a desenvolver a capacidade de voluntários e líderes comunitários para conduzir diálogos estruturados, onde os participantes compartilham suas próprias histórias pessoais e percepções sobre as doenças. O acompanhamento regular destes diálogos comunitários também irá permitir que os profissionais de saúde ouçam as percepções das comunidades, respondam às suas perguntas, e, finalmente, aumentem a compreensão e a prestação de contas dos dois lados.

"A adaptação da abordagem de diálogo comunitário para doenças tropicais irá gerar uma compreensão mais profunda dos conhecimentos, percepções e experiências das comunidades com as DTN e campanhas massivas de tratamento", disse Meek. O projecto também irá documentar um modelo eficaz de comunicação para saúde para aumentar a adesão ao tratamento e o conhecimento da população sobre os métodos de prevenção destas doenças tropicais negligenciadas de uma forma mais ampla".

A Malaria Consortium foi um dos 81 vencedores que recebeu o fundo dos “Grandes Desafios em Saúde Global”, por um valor de 100.000 Dólares Americanos. A proposta da organização foi selecionada entre mais de 2.700 em varias áreas temáticas.

Para mais informações sobre os Grandes Desafios, clique aqui

Para obter informações sobre o trabalho da Malaria Consortium em Moçambique, por favor, visite a nossa página sobre projectos em Moçambique.

 

Click here for news archive »